terça-feira, 8 de abril de 2014

Questão de filosofia!


Seguindo as novas diretrizes do ensino de filosofia em escolas públicas do Distrito Federal, segue abaixo questão modelo, que incita à reflexão filosófica, além de contribuir para a formação dos filósofos do futuro (que medo!)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. Segundo os grandes pensadores contemporâneos Beto Jamaica e Cumpádi Washington: "Ula, ula de lá ....., quebra quebra daqui ....., ô Bahia ....., é o tchan no .....".

a) que abundância, ordinária, danada, cassino do Chacrinha
b) tchan, tchan, iáiá, Havaí
c) eita, vixe, do axé, meu caralho 
d) requebra, vai mainha, lêlê, Egito

Se não entendeu bulhufas do que eu tô falando, clique aqui. antes de seguir com a leitura.


Continuando...

Segundo Aristóteles (esse sim um grande pensador), as coisas que existem o são de duas formas: ou em Ato, ou em Potência. Muito resumidamente, uma coisa é em Ato quando ela existe efetivamente num dado momento, e uma coisa é em Potência quando ela pode vir a ser algo diferente do que é no momento. Por exemplo, uma semente é, em Ato, uma semente, certo? Mas essa mesma semente tem a Potencialidade de tornar-se uma árvore (desde que seja semeada), compreendeu? Outro exemplo: um bloco de mármore, em Ato, é um bloco de mármore mas, em Potência, este bloco pode ser transformado em uma estátua (desde que seja moldado por um escultor).

Bom, acompanhando esse raciocínio, fica claro que o "professor de filosofia" que propôs a malfadada questão da reportagem, não levou em conta a teoria aristotélica do Ato e Potência, pois a questão proposta já era, em Ato, algo totalmente fora de propósito, mas em Potência podia tornar-se motivo de chacota, polêmica, descrédito do ensino público, piada, o que de fato aconteceu.

Nessas horas eu desanimo porque, agora, Valesca Popozuda é uma grande pensadora e o idiota que deu a tal questão em uma prova é considerado um "educador"!

Rubens Carvalho Júnior

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